Segurança do imóvel ao viajar

O Carnaval está chegando e muita gente já se programou para viajar e curtir. E para curtir mesmo, sem preocupação nenhuma, é importante ter certeza que a casa está segura para a hora de voltar. Nem todo mundo tem condições de instalar alarmes e câmeras de segurança em casa, mas, com algumas dicas simples, fica mais fácil prevenir possíveis problemas.

A primeira e, talvez, a mais importante de todas, é ter certeza de que todas as portas e janelas foram devidamente trancadas. Mais do que isso: conferir, semanas antes da viagem, se as fechaduras estão funcionando direito, para dar tempo de consertar. Dependendo do tempo que for ficar fora, é bom colocar pedaços de madeira ou de outros materiais nas esquadrias para reforçar a segurança.

Conhecer os vizinhos é muito importante, já que eles podem sempre ficar de olho na casa quando alguém estiver fora e avisar caso aconteça alguma coisa suspeita. Os vizinhos podem, inclusive, recolher a correspondência para despistar os ladrões.

É importante pensar em estratégias para confundir os assaltantes. Nunca comente que vai viajar ou quanto tempo estará fora perto de pessoas estranhas nem esconda as chaves da porta em lugares óbvios, como debaixo de capachos e vasos de plantas. Na dúvida, leve sempre a chave reserva para onde for. Desligue a campainha e o telefone para evitar que alguém verifique que a casa está vazia. Se for possível, programe aparelhos eletrônicos para ligar e desligar eventualmente, porque dá a impressão de que têm pessoas na casa.

Sabendo destas dicas, fica um pouco mais fácil sair sem se preocupar tanto.

 

Fonte: delas.ig.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *